Desenvolvimento e
Promoção do Setor HVAC-R
Icones

CONBRAVA

SERVIÇOS


Sustentabilidade em sistemas de HVAC-R é tema do XIV Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Tratamento do Ar



Entre os dias 22 a 25 de setembro acontecerá o XIV Conbrava – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-condicionado, Aquecimento, Tratamento de Ar, que terá como tema “Sustentabilidade em Sistemas HVAC-R”. O evento tem como objetivo atualizar e difundir os conhecimentos e experiências nas áreas de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, visando contribuir para o aprimoramento tecnológico e desenvolvimento profissional do setor. São esperados para o evento a comunidade técnica, acadêmica,  setores clientes como supermercados, shoppings, bancos e profissionais interessados e comprometidos com a disseminação de conhecimentos da área de engenharia termo ambiental.  O prazo para inscrições dos resumos dos  trabalhos é dia 15 de fevereiro de 2015. O congresso é um evento bienal e acontece simultaneamente à FEBRAVA 2015 – Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar –, que será realizada no São Paulo Expo, em São Paulo. 

De acordo com o presidente Executivo do XIV Conbrava Arnaldo Basile “Foi com muito orgulho que recebi o convite para presidir está edição do congresso.  Nosso objetivo é alcançar com êxito o mesmo sucesso alcançado nas edições anteriores. O tema foi escolhido baseado em tema pautado nas atividades das indústrias, no comércio e serviços técnicos e de engenharia, com o objetivo de gerar elementos para fortalecer a capacitação dos profissionais do setor HAVC-R para que caminhem na mesma direção”.

Na última edição do congresso, cerca de 1350 profissionais passaram pelo evento. A Comissão Organizadora espera para está edição, superar as inscrições tanto de congressistas quanto de trabalhos para avaliação, com a valorização de aspectos tecnológicos práticos com embasamento teórico, como tem ocorrido nas últimas edições, onde os bons resultados foram consequência deste direcionamento do CONBRAVA

As sessões técnicas ocorrerão com apresentações de trabalhos sobre temas diretos ou indiretamente relacionados aos seguintes tópicos:

1.Eco-eficiência - projetos e instalações;
2.Gestão da manutenção e boas práticas;
3.Sustentabilidade nas edificações – utilidades;
4.Etiquetagem de edifícios e Certificação LEED;
5.Ferramentas e modelos para a engenharia;
6.Integração de sistemas HVAC-R;
7.Comissionamento, Qualificação e Validação 
8.Refrigeração industrial;
9.Fluidos refrigerantes;
10.Refrigeração: alimentos, estocagem e distribuição;
11.Aquecimento solar / Fotovoltaico;
12.Áreas limpas (Clean Rooms);
13.Qualidade do ar interior (IAQ);
14.Ventilação. 

As apresentações de profissionais nacionais e internacionais têm como objetivo reunir num mesmo fórum o acesso às últimas pesquisas ligadas ao nosso setor, buscando trazer para o congressista uma visão sobre a importância dos Sistemas HVAC-R para a Sustentabilidade e a preocupação dos setores em encontrarem soluções viáveis e que favoreçam o equilíbrio com o Meio Ambiente.

O congresso contará com um número expressivo de palestras técnicas e comercias e na última edição contou um público formador de opinião, que atuam ativamente no setor e em grandes usuários de nossos sistemas como Supermercados, Shopping Centers ,Bancos,  Indústrias em geral, Hospitais e Laboratórios Farmacêuticos, entre outros.

Durante o congresso serão realizadas mesas-redondas e painéis com o objetivo de promover debates dos assuntos chave, valorizadas com a presença de especialistas dos temas, que com suas experiências agregarão valor e estabelecerão tendências aos temas em questão. 

Com o objetivo de incentivar as novas ideias e intercâmbios de experiências inovadoras, o CONBRAVA premiará os 3 melhores trabalhos apresentados, que serão eleitos pelos participantes do evento. Esta é uma forma de reconhecer, valorizar e apresentar ao mercado os trabalhos desenvolvidos por nossos profissionais. As chamadas para as inscrições acontecerão em dezembro. 

O XIV CONBRAVA conta com o apoio das principais entidades dos setores de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento no Brasil e no exterior, como ASHRAE, AHRI, FAIAR, ICARHMA, SMACNA-Brasil, dentre outros.

Sobre a chamada para inscrições dos trabalhos e prazos

Foi dado início para o recebimento dos resumos dos trabalhos, o prazo termina dia 13 de fevereiro de 2015. O período de aceitação será confirmado até o dia 13 de março.  Os autores que tiverem seus resumos selecionados serão comunicados e terão até o dia 17 de abril para encaminharem seus trabalhos completos para a organização do congresso.

Os trabalhos serão avaliados pela comissão organizadora e incluídos na grade do congresso, de acordo com os critérios previamente definidos. Na classificação alguns pontos receberão atenção especial, são eles: 

•Relevância do trabalho dentro do tópico selecionado;
•Relevância das fontes de consulta e familiaridade do autor com as mesmas;
•Qualidade das conclusões e suas aplicações práticas;
•Inovação, criatividade e atração do interesse de estudantes, técnicos e engenheiros; 
•Disponibilidade de horário dentro da grade do congresso. 

A confirmação final para apresentação oral durante o congresso está prevista para o dia 22 de maio de 2015, e será feita por email aos autores. Os trabalhos confirmados terão o titulo e nome dos autores publicados no site e revista da Abrava; programação e anais do evento.

Normas para envio de resumos e trabalhos

1.Texto do Resumo/abstrat: deverá ser apresentado em Word, fonte Arial 12, Formato A4 – até 2 páginas;
2.Texto do Trabalho: deverá ser apresentado em Word, fonte Arial 12, Formato A4 – até 15 páginas; 
3.Idiomas: português, espanhol ou inglês;
4.Apresentação: deverá ser feita em “Power Point”, no template oficial do evento, máximo de 30 slides. 
5.Enviar à Comissão Organizadora via e-mail para; conbrava@abrava.com.br.

Os resumos e trabalhos deverão ser entregues juntamente com um breve currículo do(s) apresentador(es) com no máximo 5 linhas e dados para contatos (endereço completo, e-mail, telefone fixo e celular).

Mais informações no portal da Abrava, www.abrava.com.br, no link CONBRAVA, com Solange Mota, através do e-mail: conbrava@abrava.com.br ou telefone (11) 3361.7266 (ramal 207).

Assessoria de imprensa  
MCO Comunicação Empresarial
Jornalista responsável: Maria Cecília Martins 

Divulgação 
Alessandra Lopes
E-mail: alessandra.lopes@mcocom.com.br
Fonefax: (11) 3231.3132 – 98544.9448
SP,  novembro/2014