Novas estratégias de atuação, Emenda de Kigali, tributos, qualificação, ampliação de presença nacional são alguns dos tópicos no radar do Departamento de Comércio da ABRAVA

No mês de abril aconteceu a primeira reunião oficial do Departamento Nacional de Comércio (DNC) da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Após anos atuando em conjunto com o DN Meio Ambiente, as empresas associadas pertencentes ao grupo do comércio optaram por desmembrar a formatação conjunta dos Dns, com o objetivo de revitalizar a forma de atuação do DN e maior assertividade nas ações a serem desenvolvidas em prol ao segmento.

Para Gilson Mirando, presidente do DNC, diretor da ClimaRio, “O desafio da diretoria atual e transformar o DNC no maior e mais representativo DN da ABRAVA. Temos muitas pautas importantes para o comércio que pode ajudar em muito os empresários em suas decisões futuras. Estamos abertos para sugestões, e aguardando que novas revendas se juntem a nós, para discutirmos juntos melhorias que impactem no dia a dia do comércio”.

Na pauta de trabalho do DNC algumas atividades foram destacadas no planejamento do grupo, entre elas: a redução de tributos; diminuição custos frete por empresas de logística; melhores taxas de cartões de crédito em parcerias com suas operadoras; e-commerce, desburocratização na compra de fluídos refrigerantes pelo consumidor final sem a necessidade do cadastro técnico federal; cursos de boas práticas em refrigeração; acesso às principais indústrias do setor; entre outros benefícios que agregam valor e facilidades para toda a cadeia.

O DNC tem como meta para a gestão 2021 ampliar sua representatividade nacional, e incluir revendas de todo o Brasil em especial de regiões como Norte e Nordeste, já que a maioria do grupo pertence as regiões Sudeste e Sul. O objetivo apontado tem como foco atuar com um maior número de empresas que apontem suas necessidades locais, fato que permitirá assertividades nas atividades a serem desenvolvidas em prol ao setor nacional e de cada região.

Entre os assuntos em pauta da reunião, foi citada as vendas de produtos altamente inflamáveis pelo e-commerce, situação que chama a atenção no dia a dia dos profissionais que atuam na área devido à falta de regras e de fiscalização, que permitem o manuseio e logística das latas de fluidos refrigerantes fora das nomas e padrões recomendados para o comércio. Entre as ações propostas para minimizar este tipo de problema, foi sugerido o desenvolvimento de um manual de boas práticas abordando questões como informações do produto, orientações para o manuseio e o transporte seguro.

A Emenda de Kigali também foi um dos tópicos abordados na reunião, haja vista que a ABRAVA assinou e confirmou seu apoio ao manifesto pela ratificação da Emenda de Kigali, tema que apresenta oportunidades e possibilidades de impacto positivo no Comércio AVAC-R. O processo ainda está em trâmite, mas logo o DNC tenha informações a respeito da evolução do assunto, será montado um grupo de trabalho da associação para debate das próximas ações.

O DNC ABRAVA se reúne mensalmente, tem na presidência Gilson Miranda da ClimaRio e na vice-presidente Toribio Rolon da Dufrio, e conta com parceria das revendas associadas à Abrava. Para interessados em conhecer o escopo de atuação do grupo ou benefícios ao ser um associado, enviar email para abrava@abrava.com.br