A ABRAVA- Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento agrega diversos DN`s – Departamentos Nacionais - sendo um deles o de Qualidade do Ar de Interiores, criado em 09 de abril de 2008.
Em julho de 2009 o grupo passou a representar mais um assunto: águas para sistemas de ar condicionado.
Podemos destacar vários fatores como determinantes do cenário que estabeleceu como fundamental sua criação. As tendências dos projetos de arquitetura das edificações modernas somados ao aumento dos índices de poluição atmosférica e sonora favoreceram e induziram a utilização de sistemas de climatização e ventilação artificiais (ou mecânicos). Consequentemente percebeu-se que a queda do padrão de qualidade do ar de interiores acarretava danos inevitáveis aos ocupantes, exigindo assim maior atenção e cuidados no cumprimento de leis, normas e resoluções técnicas. Neste sentido, o DN QAI visa garantir a qualidade do ar de interiores através de ações voltadas à organização, interlocução, integração e conscientização de práticas comerciais e tecnológicas de entidades e empresas deste setor.
Sua diretoria atual é composta pelo Presidente sr. Charles Domingues, o Vice-Presidente sr. Leonardo Cozac e demais representantes das seguintes empresas:
Armec Engenharia e Comércio Ltda
Bioquality Consultoria
Cetest Minas Engenharia e Serviços S/A
Climapress Tecnologia em Sist. de Ar Cond. Ltda
Conforto Engenharia Ambiental Ltda
Controlbio Assessoria Técnica Microbiológica SS Ltda.
Ductbuster Engenharia Ltda.
Ecoquest do Brasil - Comercio Imp. Exp. e Serviços para Purificação de Ar e Agua Ltda
J. Cordeiro Torres Manutenção Industrial e Predial Ltda - JCT Manutenção
L. Annunziata e Cia. Ltda
Trane do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Condicionamento de Ar Ltda.
Uniqemi Serviços Técnicos Ltda
S.P.F. Comércio de Equipamentos para Higiene G.E. Ltda
Em linhas gerais, este DN tem como missão:
Proporcionar um fórum de troca de conhecimento e de discussão de problemas relacionados com o setor.
Participar ativamente nas principais negociações nacionais e internacionais e de acordos técnicos e comerciais de interesse do setor.
Formular os objetivos setoriais, participando na elaboração da política industrial e comercial brasileira, colaborando com as autoridades no estudo e solução das questões relacionadas ao setor.
Desenvolver extenso trabalho na área de normalização.
Pesquisar e disponibilizar dados mercadológicos do setor, fomentando o intercâmbio de informações, analisando cenários e antecipando tendências.
Incentivar a gestão voltada para qualidade, com base nos conceitos de tecnologia, modernidade, preservação ambiental e responsabilidade social.
Promover eventos/treinamentos e editar publicações para os profissionais do setor, investindo em seu aperfeiçoamento e possibilitando a troca de informações.
Aos associados interessados em participar do DN de Qualidade do Ar de Interiores, contatarem Michelle Sugisawa, (11) 3361-7266 ramal 135 , email pres.dn.qai@abrava.com.br.